Skip to content

Formação

Cursos de verão do Cenjor: julho e agosto 2026

23 de Junho de 2026

Oferta formativa para julho e agosto inclui cursos presenciais e online. Autoproteção no exercício do jornalismo, criatividade, SEO, fotografia e inteligência artificial estão entre os temas em destaque.

O Cenjor – Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas já disponibilizou a sua programação de verão para os meses de julho e agosto de 2026, com um conjunto diversificado de ações de formação dirigidas a jornalistas, profissionais da comunicação social e outros interessados em reforçar competências técnicas, criativas e digitais.

A oferta integra cursos em formato presencial e online, abrangendo áreas fundamentais para a atividade profissional contemporânea, desde a comunicação oral e escrita à fotografia, ao jornalismo narrativo e às novas ferramentas digitais.

Formação em destaque

Entre as formações em destaque da programação de verão encontram-se os cursos:

Autoproteção no exercício do jornalismo

Entre as iniciativas de maior relevância destaca-se o programa “Histórias que marcam: autoproteção no exercício do jornalismo“, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas em parceria com o Cenjor.

A iniciativa contempla várias sessões de formação destinadas a promover o bem-estar dos profissionais da comunicação social e a contribuir para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis nas redações.

Profissionais beneficiam de desconto de 50%

O Cenjor relembra que os jornalistas e outros profissionais dos meios de comunicação social beneficiam de um desconto de 50% nas taxas de frequência das ações de formação da atividade regular, mediante apresentação de carteira profissional válida ou declaração da entidade empregadora.

Os desempregados estão igualmente abrangidos por um regime de isenção total de pagamento.

Consulte o calendário de cursos do Cenjor aqui e leia mais sobre Formação nos artigos abaixo.