Skip to content

Notícias

Escreva um bilhete para a IA: jornalistas convidados a partilhar sentimentos

29 de Julho de 2025

A iniciativa Escreva um bilhete para a IA integra o primeiro estudo nacional sobre o impacto da inteligência artificial no jornalismo em Portugal.

Ação Escreva um bilhete para a IA: dar voz aos jornalistas

No âmbito do projeto IA no Jornalismo em Portugal, foi lançada a ação Escreva um bilhete para a IA, que convida jornalistas a expressarem os seus sentimentos face à crescente presença da inteligência artificial nas redações.

Os participantes podem escrever um bilhete de amor ❤️ ou de separação 💔, num tom pessoal, humorístico ou provocador. O objetivo é recolher testemunhos que reflitam o estado de espírito da classe jornalística perante esta transformação tecnológica: entusiasmo, receio, cansaço ou até indiferença.

O estudo é financiado pelo EMIF – European Media and Information Fund, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e coordenado pela Universidade NOVA de Lisboa.

Participe nesta iniciativa aqui.