Está a decorrer um inquérito no âmbito do Estudo sobre a Aplicação de Inteligência Artificial no Jornalismo em Portugal, uma iniciativa promovida pelo Fundo Europeu para os Media e Informação (EMIF), gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e coordenado pela Universidade Nova de Lisboa.
Através de um questionário dirigido a jornalistas, pretende-se obter um retrato atual da utilização de ferramentas de IA no exercício da profissão.
O estudo visa compreender de que forma a Inteligência Artificial está a impactar os processos jornalísticos em Portugal, identificando práticas em curso, desafios éticos e profissionais emergentes e novas oportunidades estratégicas para o setor.
Os dados recolhidos servirão de base à elaboração do Livro Branco sobre a IA no Jornalismo em Portugal, que procurará informar políticas públicas e decisões estratégicas no ecossistema dos media.
A participação é voluntária, anónima e tem uma duração estimada de 5 minutos, através do link: https://ec.europa.eu/eusurvey/runner/ia_jornalismo.