A Associação Portuguesa de Imprensa participou numa mesa-redonda sobre o impacto da inteligência artificial nos modelos de negócio dos media, no âmbito da conferência europeia IQ Media, realizada a 14 e 15 de abril, na Universidade de Atenas.
O evento, sob o tema “O Futuro do Jornalismo Digital: Inteligência Artificial, Inovação e Integridade”, reuniu especialistas e representantes de entidades jornalísticas europeias para refletir sobre os desafios e oportunidades que a inteligência artificial representa para o setor da comunicação social.
Mesa-redonda: “How is AI transforming media business models?”
No dia 15 de abril, Cláudia Maia integrou o painel da mesa-redonda “How is AI transforming media business models?”, moderada por Athanasios Troboukis (Diretor de Inovação do iMEdD).
A discussão contou ainda com a participação de Alfred Hermida (Professor na UBC School of Journalism), Verica Rupar (Professora no Media Diversity Institute de Londres) e Sotiris Triantafyllou (Presidente da Federação de Sindicatos de Jornalistas).
Projeto piloto “Elevate News” apresentado no âmbito de colaboração europeia
Durante a conferência, foi também apresentada a iniciativa Presentation of the R&D Lab, Collaboration Pillar, que destacou a criação de projetos colaborativos de inovação no setor dos media. Um dos exemplos foi o projeto-piloto desenvolvido em parceria entre a Associação Portuguesa de Imprensa, representada por Nadine Santos e Alda Delicado, e o jornal grego Kathimerini, através de Christiana Thomaidi.
O projeto resultou no conceito Elevate News, um agregador de notícias em formato de app/plataforma, concebido para melhorar a experiência de leitura digital. O objetivo é promover conteúdos jornalísticos com base no perfil do leitor, no seu estado de espírito através de UX e gamificação para a personalização do seu feed de notícias.


The above (action, publication, etc) is Co-funded by the European Union under the programme “IQ Media: a collaborative framework towards business transformation, Innovation, Quality journalism, and advanced digital skills in the Media environment covering Greece, Cyprus, France, and Portugal.” -”IQMedia” with AGREEMENT NUMBER no. 101112285
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.