Nos dias 13 e 14 de fevereiro de 2025, a Associação Portuguesa de Imprensa recebeu, na sua sede em Lisboa, os parceiros do projeto IQ Media.
Representantes de organismos de media da Grécia (Liquid Media e Kathimerini), Chipre (Alpha TV) e França (Nice-Matin) reuniram-se para trabalhar estratégias de colaboração e desenvolver novas ferramentas para redações jornalísticas.
O evento contou com a presença de Joaquim Carreira, presidente da agência LUSA, e Cláudia Maia, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, que deram as boas-vindas aos participantes e reforçaram o compromisso de Portugal com a inovação tecnológica e cooperação no setor dos media.
Dois dias de debates e inovação
A agenda do encontro incluiu workshops internos, discussão de estratégias para a conferência em Atenas, bem como a análise de projetos colaborativos entre diferentes organizações de media europeias. Foram também discutidos os avanços na elaboração de ferramentas digitais destinadas a otimizar a produção e distribuição de conteúdos noticiosos.
Entre os destaques do encontro, está a iniciativa de “Train the Trainers”, que visa capacitar jornalistas através de workshops internos realizados pelos parceiros do projeto. Estima-se que, até ao final do projeto, cerca de 600 jornalistas europeus beneficiem de capacitação especializada em novas tecnologias e modelos de produção de notícias.
Próximos passos
O próximo evento do IQ Media será a conferência internacional em Atenas, marcada para os dias 14 e 15 de abril de 2025, onde serão apresentados os avanços do projeto e promovidas novas oportunidades de colaboração entre organizações jornalísticas.
The above (action, publication, etc) is Co-funded by the European Union under the programme “IQ Media: a collaborative framework towards business transformation, Innovation, Quality journalism, and advanced digital skills in the Media environment covering Greece, Cyprus, France, and Portugal.” -”IQMedia” with AGREEMENT NUMBER no. 101112285
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.