A WAN-IFRA elaborou um relatório com casos de estudo sobre o uso das tecnologias de Inteligência Artificial nos ambientes de redação.
O relatório denominado AI in Action, apresenta 10 casos práticos e globais de como os editores de notícias estão a trabalhar com inteligência artificial, especialmente a IA generativa.
O documento começa com os resultados de um inquérito em que 123 executivos de notícias a nível global foram questionados sobre a IA nas suas organizações:
- 52% disseram estar otimistas sobre como sobre a IA nos próximos 3-5 anos, enquanto 37% disseram que estavam preocupados.
- Apenas 13% dos profissionais disseram estar “bem preparados” para aproveitar o potencial da IA, enquanto que 45% disseram que estavam “um pouco preparados”, 33% “mal preparados” e 7% “nada preparados”.
- 69% disseram preferir negociar com fornecedores de IA em termos de licenciamento de conteúdo, enquanto 12% preferem “tomar medidas legais” e 19% “esperar para ver”.
Resumo/destaque dos casos de estudo
Tamedia: Com a ajuda da IA, a empresa suíça aumentou a produção de newsletters automatizadas e hiperlocais, reduzindo o tempo de produção em 80% e aumentando as taxas de abertura.
La Nación: O editor argentino criou o Genie, uma ferramenta interna construída com IA/NLP (processamento de linguagem natural) para rastrear a lacuna de género nas reportagens através de métricas sobre fontes e citações femininas, masculinas e não-binárias.
The Daily Maverick: O editor sul-africano começou a experimentar com o ChatGPT para ajudar a criar artigos e cartões de resumo.
Relevo: O site de notícias desportivas espanhol usou uma codificação de software via IA para melhorar o envolvimento na página inicial.
IDN Media: A IDN Media da Indonésia criou um segmento “Intinya Sih” (“Aqui está o Ponto“) com ajuda de IA para produzir resumos de artigos que demoram menos de 20 segundos a ler.
Schibsted: O grupo nórdico usa uma ferramentas de transcrição para ajudar os jornalistas e vozes de IA para alguns dos seus comentadores de de áudio conhecidos.
Die Zeit: O editor alemão criou uma aplicação de perguntas e respostas – Ask Zeit Online – para assinantes, tirando informações da sua audiência.
Hindustan Times Digital Streams: A marca de notícias indiana reuniu uma equipa de 15 pessoas especializadas com o objetivo declarado de se tornar uma redação de notícias de IA.
Expressen: A empresa sueca pertencente à Bonnier desenvolveu várias ferramentas baseadas no ChatGPT: sugestões de conteúdo, resumos de texto, assistentes de IA, bem como uma interface para ajudar com notificações push, headlines, subtítulos, etc.
Ouest-France: O editor regional francês revela-se um dos grupos de media mais avançados em termos de estratégia de crescimento pelo seu enquadramento em torno da IA generativa.