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Estudos

Tendências e Inovação dos Media em Portugal e Espanha: Relatório OberCom X Iberifier

15 de January de 2024

O novo relatório “Análise das tendências e inovação do ecossistema mediático de Espanha e Portugal 2025 – 2030” é um trabalho desenvolvido pelo IBERIFIER e liderado em Portugal pelo observatório OberCom.

Este projeto foi conduzido por uma equipa de 11 investigadores ibéricos e tem como objetivo mapear as tendências e inovações mais significativas que irão impactar o ecossistema de media Português e Espanhol no período 2025-2030.

Para além dos aspetos relacionados com o impacto da tecnologia nos media, jornalismo e no mercado das notícias, este relatório aborda 16 temas de inovação diferentes, desde a cultura jornalística às audiências, passando pela organização do trabalho, novos formatos e narrativas ou os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Conclusões do Estudo – Resumo

  1. A popularização das ferramentas baseadas em IA (Inteligência Artificial) levará ao surgimento de desinformação mais complexa, dificultando a verificação. A resposta sugerida é o desenvolvimento de formação nesta área para jornalistas e outros profissionais.
  1. A IA será aplicada principalmente aos processos intermédios de produção de notícias (transcrição, categorização, resumo, entre outras). A formação será fator chave para esta transformação, além de 43% dos inquiridos não concordar que as redações serão capazes de se adaptar. 
  1. A IA e os algoritmos permitirão ofertas de conteúdos altamente personalizadas, melhorando a retenção de consumidores. O investimento em sistemas de medição crossmedia será crucial para compreender os hábitos de consumo em diferentes dispositivos, formatos e meios.
  1. Empresas jornalísticas combinarão know-how tecnológico, criatividade e mediação humana, adaptando produtos, formatos e linguagens ao mercado. Competências multifuncionais, especialmente em tratamento de dados, serão promovidas.
  1. O envolvimento e a fidelização dos consumidores dependerão do compromisso dos meios de comunicação com os valores jornalísticos.
  1. Na comunicação científica, prevê-se a evolução para formatos mais informativos e aumento da qualidade da informação sobre questões energéticas e ambientais. Haverá especialização e equipas dedicadas a este campo, embora haja divisões sobre a divulgação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
  1. Nas redes sociais, os meios de comunicação terão que adotar formatos audiovisuais, tais como vídeos curtos explicativos. Conteúdos com pouca edição também serão explorados para apresentar informação mais transparente e acessível.
  1. Serão desenvolvidos ambientes virtuais imersivos explorando o metaverso para desenvolver assistentes virtuais personalizados. As opiniões são mistas quanto à aplicação destas tecnologias a todo o setor. 
  1. O desenvolvimento da Web3 precisa de estabelecer pontes com a Web2 para ser utilizada pelos media. Existe desconfiança quanto aos processos de desintermediação da Web3 facilitarem a transmissão de dinheiro e valor no setor da informação.

  1. A publicidade programática e interativa aumentará, com a integração de IA, RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada), proporcionando experiências imersivas para consumidores e marcas.

Descarregue o relatório integral abaixo apresentado.