O novo relatório “Análise das tendências e inovação do ecossistema mediático de Espanha e Portugal 2025 – 2030” é um trabalho desenvolvido pelo IBERIFIER e liderado em Portugal pelo observatório OberCom.
Este projeto foi conduzido por uma equipa de 11 investigadores ibéricos e tem como objetivo mapear as tendências e inovações mais significativas que irão impactar o ecossistema de media Português e Espanhol no período 2025-2030.
Para além dos aspetos relacionados com o impacto da tecnologia nos media, jornalismo e no mercado das notícias, este relatório aborda 16 temas de inovação diferentes, desde a cultura jornalística às audiências, passando pela organização do trabalho, novos formatos e narrativas ou os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Conclusões do Estudo – Resumo
- A popularização das ferramentas baseadas em IA (Inteligência Artificial) levará ao surgimento de desinformação mais complexa, dificultando a verificação. A resposta sugerida é o desenvolvimento de formação nesta área para jornalistas e outros profissionais.
- A IA será aplicada principalmente aos processos intermédios de produção de notícias (transcrição, categorização, resumo, entre outras). A formação será fator chave para esta transformação, além de 43% dos inquiridos não concordar que as redações serão capazes de se adaptar.
- A IA e os algoritmos permitirão ofertas de conteúdos altamente personalizadas, melhorando a retenção de consumidores. O investimento em sistemas de medição crossmedia será crucial para compreender os hábitos de consumo em diferentes dispositivos, formatos e meios.
- Empresas jornalísticas combinarão know-how tecnológico, criatividade e mediação humana, adaptando produtos, formatos e linguagens ao mercado. Competências multifuncionais, especialmente em tratamento de dados, serão promovidas.
- O envolvimento e a fidelização dos consumidores dependerão do compromisso dos meios de comunicação com os valores jornalísticos.
- Na comunicação científica, prevê-se a evolução para formatos mais informativos e aumento da qualidade da informação sobre questões energéticas e ambientais. Haverá especialização e equipas dedicadas a este campo, embora haja divisões sobre a divulgação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
- Nas redes sociais, os meios de comunicação terão que adotar formatos audiovisuais, tais como vídeos curtos explicativos. Conteúdos com pouca edição também serão explorados para apresentar informação mais transparente e acessível.
- Serão desenvolvidos ambientes virtuais imersivos explorando o metaverso para desenvolver assistentes virtuais personalizados. As opiniões são mistas quanto à aplicação destas tecnologias a todo o setor.
- O desenvolvimento da Web3 precisa de estabelecer pontes com a Web2 para ser utilizada pelos media. Existe desconfiança quanto aos processos de desintermediação da Web3 facilitarem a transmissão de dinheiro e valor no setor da informação.
- A publicidade programática e interativa aumentará, com a integração de IA, RV (Realidade Virtual) e RA (Realidade Aumentada), proporcionando experiências imersivas para consumidores e marcas.
Descarregue o relatório integral abaixo apresentado.