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Estudos

Paradigmas de inovação para o Serviço Público de Media e para o Audiovisual

19 de April de 2024

Partilhamos o mais recente relatório do OberCom sobre os paradigmas de inovação para o Serviço Público de Media e para o Audiovisual em Portugal e na Europa.

Este relatório faz um levantamento exaustivo dos principais vetores de inovação para o setor audiovisual na Europa, com particular atenção para as diferentes abordagens que têm sido feitas por parte dos serviços públicos de media em Portugal.

São também avaliadas as diferentes vertentes da esfera privada na promoção da indústria audiovisual e na renovação das formas de alcance e retenção de audiências nos ecossistemas digitais.

Alguns dos pontos-chave são a mudança do consumo audiovisual através da personalização de conteúdos, dos serviços algorítmicos internacionais de entretenimento, do video on demand, da influência dos serviços de streaming, entre outros.

O documento procura enquadrar os valores de responsabilidade do Serviço Público de Media (SPM) no contexto atual, destacando seu papel no desenvolvimento cívico e social. Inicia-se com uma análise das inovações no setor audiovisual e são exploradas as particularidades do mercado europeu, incluindo a interação com a TV tradicional.

Por fim, é realizado um estudo de caso sobre a RTP que exemplifica as dinâmicas do SPM, incluindo audiências, confiança na marca, financiamento e presença no streaming através da RTP Play.

Consulte o relatório abaixo.