O novo relatório “Change agents: Using audience needs to unlock digital transformation” da Associação Mundial de Jornais foca nas necessidades das audiências como fator impulsionador para a transformação digital.
O relatório baseia-se na ronda de 2023 do Table Stakes Europe, um programa WAN-IFRA em parceria com a Google News Initiative, no qual 24 editores de notícias desenvolveram iniciativas específicas de gestão da mudança para enfrentar os principais desafios de transformação digital.
Este documento fornece vários estudos de caso e entrevistas relacionadas com a transformação das redações e as estratégias de interação com as audiências tendo em vista a digitalização de todos os processos.
Alguns dos aspetos mencionados são a implementação de uma mudança a nível organizacional que passa por quebrar o paradigma tradicional de vendas apenas nos modelos impressos ou no digital, adotando frentes de negócio diversificadas. A nível interno, é enfatizada a necessidade de uma hierarquia mais horizontal que permita uma comunicação interna ativa e uma definição de objetivos traçada nas necessidades e interesses de quem consome os produtos noticiosos.
Pontos-chave do Relatório – Resumo
- As redações precisam de quebrar tabus e abordar lacunas urgentes para a transformação digital.
- A comunicação é crucial para persuadir as equipas de liderança e os colegas a produzir conteúdos multiformato.
- O envolvimento e a auscultação das audiências é essencial para conquistar os meios digitais.
- As redações devem alinhar-se com nichos e segmentos de audiência específicos para criar produtos noticiosos diferenciadores.
Descarregue o relatório integral aqui.