Contar as histórias escondidas da metrópole é a missão do novo trabalho da Mensagem de Lisboa: Projeto Narrativas. A iniciativa é financiada pelo programa Local Media for Democracy, do Journalismfund Europe, e apoiada pela União Europeia.
O jornal local lisboeta está a focar a sua redação em Algueirão-Mem Martins (Sintra), Chelas (Lisboa) e Casal da Boba (Amadora), com o objetivo de fomentar a representação nessas áreas periféricas onde o desafio vai além do deserto de notícias e abrange a carência de narrativas sociais contadas pelas próprias pessoas.
Segundo um depoimento de Catarina Carvalho à Comunidade Cultura e Arte, fundadora da Mensagem de Lisboa, o projeto Narrativas não apenas procura preencher lacunas no acesso à informação, mas também honrar a memória do 25 de Abril levando a liberdade de imprensa até às comunidades menos favorecidas.
Com o mote “Várias Formas de Contar”, este é um projeto que pode ser considerado como um caso de estudo no combate aos desertos noticiosos através da criação de uma voz representativa, lado a lado com os “repórteres comunitários”, caracterizada por um novo tipo de jornalismo digital correlacionado com a inovação social e a cidadania ativa.
Saiba tudo sobre o Projeto Narrativas aqui.