“Formação de Jornalistas em Portugal: mapeamento de competências digitais” é o mote para um inquérito aos/às jornalistas que atuam em/a partir de Portugal.
“Uma das particularidades do MediaTrust.Lab é ser um projeto de investigação-ação, isto é, os dados recolhidos vão permitir identificar, entre outros indicadores, quais as áreas onde os jornalistas sentem mais necessidade de formação. A partir daqui, será possível desenhar ações que visem responder a essas necessidades”, adianta Pedro Jerónimo, responsável pelo projeto.
À semelhança de estudos anteriormente realizados pelo MediaTrust.Lab, como “Desinformação, Transparência e Confiança” (Miranda, Torre & Jerónimo, 2023), “Media Regionais e Desinformação” (Torre, Jerónimo & Miranda, 2023) ou “Desertos de Notícias Europa 2022” (Ramos, Torre & Jerónimo, 2022), também este ficará livremente disponível.
O referido inquérito é uma iniciativa do MediaTrust.Lab – Laboratório de Media Regionais para a Confiança e a Literacia Cívicas (www.mediatrust.ubi.pt), projeto em curso no LabCom – Comunicação e Artes, unidade de investigação da Universidade da Beira Interior, que conta com a participação da Universidade de Coimbra e financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/COM-JOR/3866/2020).