Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas promove quatro sessões em abril, na Casa do Comum, em Lisboa, dedicadas à sustentabilidade dos media, desinformação, evasão noticiosa e cobertura da extrema-direita.
O Bairro Alto, historicamente associado ao epicentro do jornalismo em Lisboa até ao início da década de 1990, volta a acolher profissionais da comunicação social para um ciclo de debates sobre os principais desafios da profissão.
A iniciativa “Jornalismo Regressa ao Bairro Alto”, promovida pelo Sindicato dos Jornalistas, decorre todas as sextas-feiras de abril, às 18h30, na Casa do Comum, situada na Rua da Rosa, nº 285.
Evasão informativa na sessão de abertura
A primeira sessão realiza-se a 3 de abril, sob o tema “Quem tem medo das notícias?”, centrando-se na crescente evasão informativa. De acordo com o Digital News Report 2025, do Reuters Institute, 35% dos portugueses evitam notícias de forma frequente ou ocasional.
O debate procurará identificar as causas desta tendência e explorar possíveis soluções, contando com a participação de Ana Pinto Martinho e David Dinis, com moderação de Vânia Maia.
Sustentabilidade dos media em análise
A 10 de abril, a sessão “Em busca do financiamento perdido: Modelos de sustentabilidade alternativos” aborda os desafios económicos que afetam o setor, incluindo a precarização laboral.
Serão discutidas soluções como o mecenato, donativos, modelos sem fins lucrativos, conteúdos patrocinados e apoios públicos. Participam António Marujo, Filipe Alves e Neuza Lopes, com moderação de Nuno Viegas.
O fenómeno da desinformação
No dia 17 de abril, a sessão “A insustentável leveza da desinformação” foca-se no impacto da disseminação de conteúdos falsos ou manipulados.
Além da análise do fenómeno, serão apresentadas ferramentas para identificar desinformação e compreender os seus efeitos no debate público. Participam Joana Gomes de Sá, Paulo Pena e Alexandre Brito, com moderação de Flávia Brito.
Cobertura da extrema-direita encerra o ciclo
O ciclo termina a 24 de abril com a sessão “Microfone ou megafone? A cobertura da extrema-direita“, dedicada aos desafios colocados pelas novas estratégias de comunicação política.
Serão discutidas questões como o uso de redes sociais para contornar os media tradicionais, a disseminação de desinformação e o assédio a jornalistas. Participam André Ramos, Branco di Fátima e João Pinhal, com moderação de Ana Isabel Costa.
Consulte toda a informação no site do Sindicato dos Jornalistas.


.
OberCom publica nova edição do Digital News Report Portugal
O OberCom – Observatório da Comunicação divulgou o Digital News Report Portugal 2026, o décimo segundo relatório anual da série.Sobre…
API leva ao Conselho Consultivo da ERC preocupações da imprensa
A Associação Portuguesa de Imprensa (API) defendeu ontem, dia 17 de junho, na reunião do Conselho Consultivo da ERC, em…
Vila Real recebe última sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa
A Associação Portuguesa de Imprensa promove, no próximo dia 19 de junho, no Museu da Vila Velha, em Vila Real,…
APImprensa e UBI promovem estágios nos órgãos de comunicação social
A Associação Portuguesa de Imprensa e a Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceram um protocolo de colaboração que visa aproximar…
WAN-IFRA elege Catarina Carvalho para o conselho de supervisão em
Fundadora e editora da Mensagem de Lisboa integra um dos principais órgãos de governação da maior organização mundial de editores…
Governo apoia distribuição de imprensa com investimento de 3 milhões
Medida visa combater os desertos noticiosos e garantir o acesso regular à imprensa em papel em 96 municípios do continente….









