Skip to content

Notícias

Jornal A Voz de Trás-os-Montes distinguido com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional 2023

17 de Outubro de 2024

O Jornal A Voz de Trás-os-Montes foi distinguido com o Prémio Gazeta de Imprensa Regional 2023, atribuído pelo Clube de Jornalistas, reconhecendo o papel fundamental deste título na promoção do jornalismo de proximidade e no serviço às comunidades da região de Trás-os-Montes.

A atribuição deste prestigiado galardão foi conhecida no dia 14 de outubro e enaltece o compromisso do jornal com a informação rigorosa e de qualidade ao longo dos seus mais de 75 anos de existência.

A distinção reconhece ainda o trabalho incansável da redação do jornal, que se destacou pela sua independência, pela defesa dos valores do jornalismo e pela capacidade de representar os interesses das populações locais.

O diretor do jornal, João Vilela, expressou a sua satisfação com o prémio, afirmando que “é um reconhecimento muito importante para a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, mas também para o jornal, que continua a crescer. Este prémio é de todos aqueles que fazem o jornal, e de todos os leitores, porque sem eles não faria sentido existir”.

O responsável editorial destacou ainda a importância do prémio para reforçar a missão do jornal. “A Voz de Trás-os-Montes continua a crescer, com o apoio dos nossos leitores, mas é também a prova de que é possível fazer jornalismo de qualidade e proximidade com uma equipa pequena. Este prémio é de todos aqueles que, diariamente, fazem o jornal e, claro, de todos os leitores, porque sem eles, não faria sentido existir”, acrescentou.

Pode ler o artigo original contendo todas as declarações no site do Jornal A Voz de Trás-os-Montes.

Prémio demonstra importância do jornalismo regional

A Associação Portuguesa de Imprensa congratula-se com a distinção atribuída ao Jornal A Voz de Trás-os-Montes e reitera a importância do jornalismo regional como pilar da democracia, do pluralismo e da coesão social. Este prémio é, sem dúvida, um incentivo para todos os que, tal como A Voz de Trás-os-Montes, continuam a exercer o jornalismo com seriedade e responsabilidade, colocando sempre o interesse público em primeiro lugar.

O Prémio Gazeta é um dos mais prestigiados galardões no jornalismo português, e a sua atribuição a este título regional confirma a importância de manter um jornalismo robusto e próximo das comunidades.

Outros premiados nos Prémios Gazeta 2023:

Além do Jornal A Voz de Trás-os-Montes, os Prémios Gazeta 2023 destacaram outros trabalhos de excelência no jornalismo português:

  • Prémio Gazeta de Mérito: Eduardo Dâmaso, diretor da revista Sábado.
  • Prémio Gazeta de Imprensa: Sónia Trigueirão e João Saramago, pelo trabalho “Infância Traficada”, publicado no Diário de Notícias.
  • Prémio Gazeta de Rádio: Joana Martins, pela reportagem “Inferno em Pedrogão”, emitida na Antena 1.
  • Prémio Gazeta de Televisão: Catarina Canelas, pela grande reportagem “Plástico Nosso de Cada Dia”, emitida na TVI.
  • Prémio Gazeta de Multimédia: Equipa da Rádio Renascença, pelo projeto “D. Américo – o Cardeal das Prisões”.
  • Prémio Gazeta Revelação: Beatriz Ferreira, pelo trabalho “Refugiados. A nova vida de quem fugiu à guerra na Ucrânia”, publicado no Público.