Com o mote inovação nos media, Cláudia Maia, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, conduziu um workshop sobre modelos de negócio no setor.
Entre 6 e 8 de novembro, o projeto IQ Media, do qual a APImprensa integra a comissão organizadora, realizou um congresso internacional sobre inovação nos media.
O evento decorreu no West End Hotel, em Nice, França, e reuniu profissionais dos media de vários países europeus, permitindo a partilha de experiências e conhecimentos sobre IA, redes sociais, podcasts, newsletters, estratégias de subscrição, transformação digital e outros temas.
O workshop conduzido por Cláudia Maia permitiu dar a conhecer casos de sucesso na imprensa portuguesa, cobrindo vários tópicos sobre o panorama mediático português.
Como estudos de caso sobre diversificação de modelos de receita e diferenças entre o impresso e o digital, foi apresentado o jornal Região de Leiria e o Sul Informação com a revista DOIS.
Adicionalmente, o Notícias de Gouveia serviu para exemplificar um arquivo centenário e as potencialidades de um programa de literacia mediática. Por fim, a DecoProteste fechou o workshop com as suas ramificações de negócio, desde os produtos físicos ao site de notícias.