Com o mote inovação nos media, Cláudia Maia, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, conduziu um workshop sobre modelos de negócio no setor.
Entre 6 e 8 de novembro, o projeto IQ Media, do qual a APImprensa integra a comissão organizadora, realizou um congresso internacional sobre inovação nos media.
O evento decorreu no West End Hotel, em Nice, França, e reuniu profissionais dos media de vários países europeus, permitindo a partilha de experiências e conhecimentos sobre IA, redes sociais, podcasts, newsletters, estratégias de subscrição, transformação digital e outros temas.
O workshop conduzido por Cláudia Maia permitiu dar a conhecer casos de sucesso na imprensa portuguesa, cobrindo vários tópicos sobre o panorama mediático português.
Como estudos de caso sobre diversificação de modelos de receita e diferenças entre o impresso e o digital, foi apresentado o jornal Região de Leiria e o Sul Informação com a revista DOIS.
Adicionalmente, o Notícias de Gouveia serviu para exemplificar um arquivo centenário e as potencialidades de um programa de literacia mediática. Por fim, a DecoProteste fechou o workshop com as suas ramificações de negócio, desde os produtos físicos ao site de notícias.
Veja aqui o vídeo da conferência.



The above (action, publication, etc) is Co-funded by the European Union under the programme “IQ Media: a collaborative framework towards business transformation, Innovation, Quality journalism, and advanced digital skills in the Media environment covering Greece, Cyprus, France, and Portugal.” -”IQMedia” with AGREEMENT NUMBER no. 101112285
Funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the European Education and Culture Executive Agency (EACEA). Neither the European Union nor EACEA can be held responsible for them.