O Governo português decidiu manter congelados os valores da carteira profissional de jornalista para o ano de 2025.
A decisão, publicada em Diário da República no final de dezembro, Despacho n.º 15261-A/2024, revoga um aumento previsto anteriormente e representa um alívio para os profissionais do setor.
Em maio de 2023, o Governo socialista tinha aprovado um aumento significativo nos valores da carteira profissional de jornalista, com um índice de crescimento anual ligado à remuneração mínima mensal garantida. Essa medida previa um aumento de 23% para 2025, o que gerou grande preocupação entre os profissionais da área.
Razões para a decisão:
O atual Governo justifica a decisão de manter os valores congelados pelas “dificuldades que, em geral, atravessa o setor da comunicação social e, em particular, a profissão de jornalista”. A medida visa aliviar os custos para os profissionais e garantir a sustentabilidade da profissão em um momento de desafios para o setor.
O que muda:
Com a nova decisão, os valores da emissão e renovação da carteira profissional de jornalista permanecem inalterados em relação aos praticados em 2023 e 2024. Isso significa que os jornalistas não precisarão arcar com um aumento nos custos da sua inscrição profissional em 2025.
O que significa para os jornalistas:
A manutenção dos valores da carteira profissional de jornalista é vista como uma medida positiva para os profissionais da área. Ao evitar um aumento nos custos, o Governo demonstra uma preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos jornalistas e contribui para garantir a sustentabilidade da profissão.