O novo relatório do OberCom destaca a importância da criação de novos públicos e aponta caminhos para a reinvenção dos modelos de negócio e formatos jornalísticos no universo digital.
O documento “Futuros: Eixos de Inovação para os Media 2024/2025” destaca a importância da criação de novos públicos para a prosperidade das marcas de notícias. Num cenário marcado pela abundância de informação disponível, torna-se essencial imaginar novas audiências e formas inovadoras de as atrair através da produção, distribuição e formatação de conteúdos noticiosos.
O estudo está estruturado em duas partes:
- Análise Setorial Tradicional: Avalia o panorama atual dos media, identificando a necessidade de novos padrões na indústria e fornecendo um diagnóstico detalhado por setor, incluindo televisão, rádio e imprensa.
- Abordagem em Rede: Explora os principais vetores de mudança nos formatos fundamentais que sustentam os processos de digitalização contemporâneos: texto, áudio e vídeo.
O relatório oferece ainda diversas ideias e recomendações para auxiliar as marcas na criação de novos públicos, visando o aumento das suas receitas e alcance no mercado. Entre as estratégias sugeridas estão:
- Inovação na Prática Jornalística: Reimaginar as notícias não apenas como informação, mas também como conteúdo envolvente.
- Inovação nos Modelos de Negócio: Implementar técnicas como gamificação, desenvolver subscrições mais atrativas, criar newsletters temáticas e investir em formatos emergentes como o podcasting.
Para uma leitura completa do relatório, visite: https://www.obercom.pt/wp-content/uploads/2025/01/Futuros_eixos_inov_media_set_2024-compressed-1.pdf