A ERC alerta os prestadores de serviços de comunicação social para as novas diretrizes da Comissão Europeia. O preenchimento da declaração de elegibilidade ao abrigo do Artigo 18.º do EMFA é essencial para proteger os conteúdos jornalísticos contra a moderação arbitrária nas VLOPs.
Com a entrada em vigor do Regulamento Europeu da Liberdade dos Meios de Comunicação Social (EMFA), o ecossistema digital europeu introduz salvaguardas para o jornalismo profissional.
A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social reforça a importância de os editores e proprietários de meios de comunicação em Portugal — incluindo a imprensa regional, local, especializada e digital — procederem à declaração formal junto das Plataformas em Linha de Muito Grande Dimensão (VLOPs), como o Facebook, Instagram, X (ex-Twitter) ou Google.
O objetivo é claro: garantir que os conteúdos produzidos por órgãos sujeitos a supervisão regulatória e responsabilidade editorial não sejam removidos ou restringidos sem o devido escrutínio e contraditório.
O que muda com o Artigo 18.º do EMFA?
O regulamento reconhece que os órgãos de comunicação social atuam com diligência e fornecem informações fiáveis.
Ao submeterem a declaração, os meios de comunicação passam a beneficiar de um “tratamento preferencial”. Caso uma plataforma pretenda suspender ou restringir um conteúdo de um órgão declarado, deverá fundamentar a decisão e, em caso de dúvida, consultar a autoridade reguladora nacional (neste caso, a ERC).
Requisitos de elegibilidade
Para beneficiarem destas garantias, os prestadores de serviços de comunicação social devem confirmar o cumprimento dos seguintes critérios:
✔ Normas profissionais: Cumprimento de normas éticas e deontológicas.
✔ Independência editorial: Garantia de que não estão sob influência direta de estados, partidos ou interesses de países terceiros.
✔ Supervisão regulatória: Estar sujeito à supervisão da ERC ou aderir a mecanismos de autorregulação setorial reconhecidos.
✔ Uso responsável de IA: Garantir que nenhum conteúdo gerado por sistemas de IA é publicado sem supervisão humana.
Guia passo-a-passo
A Associação Portuguesa de Imprensa recomenda que todos os seus associados sigam este procedimento para assegurar a proteção dos seus ativos digitais:
1. Verificação de conformidade
Certifique-se de que a sua publicação está devidamente registada na ERC e que os estatutos editoriais cumprem as exigências de independência previstas no EMFA.
2. Acesso à funcionalidade nas VLOPs
As plataformas (como as do grupo Meta ou Google) devem disponibilizar uma funcionalidade de fácil acesso para a submissão desta declaração. Procure nas definições de “Conta Profissional” ou “Editor de Notícias” de cada plataforma onde publica.
3. Submissão da declaração e documentação
Preencha os campos solicitados confirmando os requisitos editoriais e de supervisão. É aconselhável anexar o comprovativo de registo de título emitido pela ERC para agilizar o processo de verificação.
4. Monitorização e atualização
Após a submissão, a informação passará a ser pública na plataforma. Os órgãos devem manter a declaração atualizada, podendo retirá-la ou alterá-la se as condições editoriais do meio se modificarem.
.
Apoios à Comunicação Social no Norte ultrapassam 437 mil euros
A CCDR Norte aprovou 28 candidaturas de órgãos de comunicação social, no âmbito do concurso de 2025 do Regime…
França aprova lei para obrigar plataformas digitais a remunerar os
A Assembleia Nacional Francesa aprovou por unanimidade uma proposta de lei que obriga as grandes plataformas digitais a remunerar os…
“Jornalismo regressa ao Bairro Alto” com ciclo de debates sobre
Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas promove quatro sessões em abril, na Casa do Comum, em Lisboa, dedicadas à sustentabilidade dos…
Portugal integra projeto europeu TRUST que cruza teatro e jornalismo
O Teatro Nacional D. Maria II passa a integrar o projeto europeu TRUST — TRUth on STage: Stories, Journalism, Theatre,…
Fundão recebe primeira sessão das Jornadas Técnicas com foco em
A cidade do Fundão acolhe, no próximo dia 17 de abril, a partir das 09h30, a primeira sessão das Jornadas…
Programa API Next: sessão de kick-off do segundo grupo decorre
A Associação Portuguesa de Imprensa realiza hoje, 26 de março de 2026, a sessão de arranque do segundo grupo do…







