O Sindicato dos Jornalistas enviou recentemente uma carta aos editores, alertando para a necessidade de cumprimento das disposições do Contrato Coletivo de Trabalho (CCT) dos Jornalistas.
O presente comunicado é estritamente informativo e a carta em questão não requer qualquer resposta por parte dos destinatários.
A Direção da Associação Portuguesa de Imprensa está consciente do impacto que a entrada em vigor deste acordo representa para a atividade dos meios e compromete-se sensibilizar a tutela este problema. Contudo, é de extrema importância que todos os associados garantam o estrito cumprimento das regras estabelecidas no CCT, de modo a evitar possíveis situações de incumprimento que possam resultar em processos legais.
Uma das disposições previstas no CCT é a obrigatoriedade de definição de objetivos e a avaliação periódica dos jornalistas. Se necessitar de apoio para implementar estes procedimentos na sua empresa, a Associação Portuguesa de Imprensa disponibiliza um manual de orientação e encontra-se ao dispor para prestar qualquer esclarecimento ou suporte necessário.
A Associação está igualmente disponível para esclarecer qualquer outra dúvida que possa surgir relativamente à aplicação do CCT em geral, como a tabela salarial ou as regras para contratação de novos jornalistas.
Para mais informações ou para solicitar o manual para definição de objetivos e avaliação dos jornalistas, por favor, não hesite em contactar-nos.