Segundo uma comunicação recente da plataforma Google, em alguns países, conteúdo jornalístico será “banido” temporariamente do Google News, Google Search e Google Discover.
Atendendo a solicitações de autoridades administrativas independentes e editores de imprensa, a plataforma realizará um estudo para avaliar a influência da exibição de conteúdo de publicações europeias na “experiência de busca” e no tráfego que o Google direciona aos editores.
Para esse estudo, que o Google afirma ter o objetivo de fornecer “dados mais objetivos e úteis” aos editores, a empresa excluirá temporariamente conteúdos de publicações europeias dos resultados exibidos no Google News, Google Search e Discover, “para uma amostra de 1% dos utilizadores” em países da União Europeia como:
- Bélgica
- Croácia
- Dinamarca
- França
- Grécia
- Itália
- Países Baixos
- Polónia
- Espanha
Segundo o Google, os pagamentos aos editores de acordo com a Diretiva de Direitos Autorais (Copyright DSM Directive) “não serão impactados”. No entanto, ainda não foi divulgado o período exato para a realização desta avaliação. Consulte aqui a fonte desta informação.