Skip to content

Financiamento

Bolsas Journalism Science Alliance disponíveis até 4 de Agosto

21 de Julho de 2025

As Bolsas da Aliança de Jornalismo Científico encontram-se abertas para candidaturas até 4 de agosto de 2025, às 17h00.

Esta iniciativa, cofinanciada pela Europa Criativa, tem como objetivo impulsionar o jornalismo investigativo apoiado pela ciência, promovendo colaborações entre órgãos de comunicação social e instituições de investigação e/ou académicas.

Gerido por um consórcio liderado pela Universidade NOVA de Lisboa, em parceria com o Centro Europeu de Jornalismo (EJC), o programa disponibiliza financiamento até 50.000€ por projeto.

Quem pode candidatar-se?

As bolsas destinam-se a projetos colaborativos que envolvam pelo menos um órgão de comunicação social (que deverá apresentar a candidatura) e uma organização de investigação ou académica sediados em países elegíveis da Europa Criativa.

Temas e objetivos do financiamento

Os projetos selecionados deverão reforçar competências no jornalismo investigativo, criar sinergias intersectoriais e produzir conteúdos baseados em evidência científica que sirvam o interesse público.

Como candidatar-se

Consulte o site oficial Journalism Science Alliance grants para saber mais.

Acompanhe todas as oportunidades de financiamento no site do AMCC – Aveiro Media Competence Center.