A Associação Portuguesa de Imprensa renegoceia contrato de distribuição com a VASP, salvaguardando os interesses dos seus associados.
A Associação Portuguesa de Imprensa (API) informa que concluiu com sucesso o processo de renegociação do contrato de distribuição de publicações periódicas com a VASP, garantindo melhores condições operacionais e financeiras para os seus associados.
O novo acordo estabelece um custo mínimo significativamente inferior à proposta inicial apresentada pela VASP, a qual punha em causa a sustentabilidade financeira de muitos editores, em especial dos jornais diários e semanários de âmbito regional e local.
Fruto da iniciativa e da negociação encetada pela API, bem como da articulação coletiva dos seus associados, foi possível alcançar um entendimento mais equilibrado. O valor acordado mitiga os impactos negativos previstos, preserva a capacidade de operação das publicações e respeita, em maior medida, os princípios da equidade e da proporcionalidade no tratamento entre editores de diferentes escalas e contextos.
A partir deste momento, caberá à VASP proceder ao contacto individual com cada editor interessado em subscrever o novo contrato.
A Associação Portuguesa de Imprensa continuará disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários e apoiar os seus associados no processo de adesão.