Skip to content

Notícias

APImprensa presente nos 120 anos do Jornal A Guarda

4 de June de 2024

O semanário A Guarda assinalou o seu 120º aniversário durante a inauguração da exposição dos jornais centenários no distrito de origem.

A efeméride contou com a presença do diretor da Associação Portuguesa de Imprensa e do Jornal do Fundão, Nuno Francisco, no dia 15 de maio, aquando a apresentação da exposição “Jornais Centenários do Brasil e de Portugal: Um Legado Cultural” no espaço ExpoEcclesia.

A mostra, que já passou por várias cidades em Portugal, reúne 55 jornais, tanto portugueses como brasileiros, publicados continuamente há mais de 100 anos, e pode ser visitada na Guarda até ao final de junho.

Nuno Francisco, destacou o papel da imprensa regional e alertou para os problemas e desafios com que se depara o mundo da comunicação.

O diretor do Jornal A Guarda lembrou que o semanário “tem pugnado pela defesa da liberdade e da formação próxima das pessoas” desde a sua primeira edição, no dia 15 de maio de 1904, quando foi fundado por D. Manuel Vieira de Matos, bispo da Guarda no início do século XX, reafirmando a importância da imprensa regional “no combate pela liberdade”, uma realidade que “está sempre ameaçada”.

Para assinalar esta data, o associado publicou um suplemento sobre “O papel da imprensa regional na divulgação e promoção dos acontecimentos locais” no qual teve um artigo da autoria da presidente da Associação, Cláudia Maia.