Cláudia Maia irá integrar o painel “Humanização: Estratégia ou Necessidade? e debater o futuro da humanização nos media na era da inteligência artificial.
A presidente da Associação Portuguesa de Imprensa marcará presença esta quinta-feira, 10 de abril, na conferência “Media: de Pessoas para Pessoas”, promovida pelo jornal POSTAL, pelas 14h na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), Lisboa.
A oradora integrará o painel “Humanização: Estratégia ou Necessidade?”, onde refletirá sobre o impacto da inteligência artificial no setor dos media, os desafios éticos emergentes e a urgência de modelos de negócio inovadores.
O encontro propõe uma reflexão sobre os desafios atuais da comunicação, com sessões dedicadas à transformação do papel das agências publicitárias, à forma como as marcas constroem relações mais humanas com os seus públicos, e à integração da inteligência artificial na criação, personalização e distribuição de conteúdos.
Em debate estarão também as novas expectativas dos consumidores, a autenticidade na comunicação e as fronteiras éticas no uso da tecnologia no setor dos media.
O evento, de entrada gratuita, destina-se a estudantes, profissionais dos media, agências, marcas e leitores.
Cláudia Maia aborda papel da IA na sustentabilidade e ética da imprensa
Durante a sua intervenção Cláudia Maia será desafiada a refletir sobre o impacto da inteligência artificial no jornalismo e na sustentabilidade dos media, nomeadamente no que respeita à possível automação dos processos editoriais e à evolução do papel humano nas redações.
A discussão incidirá também sobre o potencial da IA como ferramenta estratégica para combater a quebra das receitas publicitárias e impulsionar modelos de negócio mais inovadores.
Outro ponto central será o equilíbrio entre a necessária regulamentação da tecnologia — para salvaguardar a integridade da informação e os direitos dos profissionais — e os riscos de limitação da liberdade de imprensa.
Por fim, será abordada a forma como a imprensa nacional está a responder aos desafios éticos colocados pela IA, promovendo princípios de transparência, responsabilidade e confiança na produção e difusão de conteúdos jornalísticos.