Skip to content

Notícias

APImprensa assina Acordo-Quadro de Cooperação Estratégica com Zhejiang

25 de October de 2024

A Associação Portuguesa de Imprensa assinou um Acordo-Quadro de Cooperação Estratégica com Zhejiang.

Recentemente, Lisboa foi palco de dois momentos importantes de cooperação entre Portugal e a província de Zhejiang, na China. A Associação Portuguesa de Imprensa (API) e a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) acolheram a assinatura de um Acordo-Quadro de Cooperação Estratégica e de um Memorando de Entendimento em Cooperação com o Centro de Comunicação Internacional de Zhejiang.

A cerimónia de assinatura do Acordo-Quadro de Cooperação Estratégica ocorreu na sede da API, entre a Associação Portuguesa de Imprensa e o Centro de Comunicação Internacional de Zhejiang, com a participação de personalidades importantes deste setor. Entre os presentes estavam o presidente da Lusa – Agência de Notícias de Portugal, Dr. Joaquim Carreira, o vice-presidente da API, Dr. Paulo Ribeiro, e os membros da delegação chinesa, incluindo o diretor executivo do Escritório de Assuntos Externos, Sr. Huang Li.

O acordo foi assinado por Zhao Cheng, Ministro do Departamento de Propaganda da Província de Zhejiang, e pelo Sr. Chen Guangsheng, Diretor do Departamento de Cultura, Rádio, Televisão, Cinema e Turismo da Província de Zhejiang. Este acordo fortalece os laços de cooperação entre os dois territórios sob uma aliança estratégica em comunicação internacional, criando uma plataforma de colaboração de longo prazo que promove ativamente o intercâmbio cultural mútuo e o desenvolvimento, por meio da partilha e interação de histórias e narrativas entre Portugal e China, nesta nova fase das relações entre os dois países.

Algumas horas depois, nas instalações da RTP, foi acordada uma cooperação que permitirá a transmissão da série de televisão chinesa “Time is Good” em Portugal, produzida em Zhejiang. O evento contou também com a presença do Dr. Nicolau Santos, presidente da RTP, e altos dirigentes do canal televisivo, além dos representantes da delegação chinesa.

O Memorando de Entendimento, assinado por Portugal e Zhejiang, estabelece mecanismos de intercâmbio de conteúdos audiovisuais de alta qualidade, promovendo a apreciação mútua de programas culturais e boas perspetivas para as respetivas indústrias audiovisuais em ambos os países. Isso abre o mercado europeu para produções chinesas e aprimora o conhecimento sobre a cultura e histórias chinesas entre o público português. Estes são novos passos nas relações culturais entre Portugal e a província de Zhejiang, que contribuem ainda mais para o fortalecimento de uma amizade e cooperação já existentes entre ambos os países.