O projeto de literacia mediática em contexto escolar teve lugar na Escola Secundária Dom Manuel Martins e na Biblioteca Escolar AE Laranjeiras.
No dia 29 de novembro, a Escola Secundária Dom Manuel Martins recebeu Bruno Contreiras Mateus, jornalista e formador convidado do AMCC Media Lab, para uma sessão de formação sobre literacia mediática.
Com o apoio da Google News Initiative, esta atividade envolveu cerca de 250 alunos do ensino básico, 10.º e 11.º anos, proporcionando uma experiência de aprendizagem e interação com profissionais do setor.
Literacia mediática: A base da cidadania
O momento destacou a importância de preparar os jovens para navegar no mundo da informação online e desenvolveu competências de análise crítica para o combate à desinformação.
Com o objetivo de alcançar 3.000 alunos até o final de 2024, o projeto AMCC Media Lab promove atividades dinâmicas que vão além da teoria, tais como:
- Exploração do jornalismo: desde o conceito até à estrutura de uma notícia;
- Análise de fake news: ajudar os alunos a reconhecer informações falsas;
- Simulação de uma emissão de rádio: os alunos assumem papéis de jornalistas e apresentadores, experimentando a emoção de comunicar ao vivo.
Uma atividade inclusiva: Do 4.º ano ao secundário
Além desta atividade, a escola deu início a uma série de sessões ao longo do período, abrangendo turmas desde o 4.º ano até ao ensino secundário.
Saiba tudo sobre o projeto aqui: https://a-mcc.eu/pt/medialab/