A segunda sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa Regional, que teve lugar no dia 3 de abril, em Aveiro, contou com a participação de Paulo Faustino (Media XXI e FLUP), que dinamizou um workshop com o tema “Modelos de Negócio e (Re)criação de Valor nos Media“.
Durante a sua intervenção, Paulo Faustino abordou estratégias inovadoras para modelos de negócio, economia e gestão nas indústrias criativas e as novas tendências de mercado no setor dos media, alertando para a urgência de adaptação do setor às novas dinâmicas globais.
“O associativismo sempre foi importante. Eu próprio tive experiência associativa e acho que este tipo de iniciativa é demasiado importante”, afirmou, destacando a relevância do trabalho da Associação Portuguesa de Imprensa na resistência à desvalorização do setor.
“Este ciclo de seminários descentralizados é muito importante para ter uma visão mais descentralizada do país e partilhar conhecimento com a comunicação social regional e local, que é fundamental.”
Paulo Faustino defendeu também a necessidade de maior convergência entre associações ligadas aos media – imprensa, rádio e televisão – uma vez que os desafios atuais são cada vez mais comuns e globais.
“Hoje há mais interesses comuns do que divergentes.“
Apesar de essa articulação ainda não estar plenamente concretizada, deixou um elogio ao papel da API:
“A Associação Portuguesa de Imprensa tem conseguido manter uma posição bastante relevante no associativismo em Portugal – e é com agrado que vejo que isso ainda se mantém.”
Última oportunidade em Braga
A última sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa Regional realiza-se já a 9 de maio, na cidade de Braga, e será mais uma oportunidade única para os profissionais da comunicação local se atualizarem e trocarem experiências. A API apela à participação ativa de todos os interessados nestas jornadas de valorização do setor.