Skip to content

Notícias

Visapress afirma que “trazer conhecimento técnico até à imprensa regional é vital”

10 de Abril de 2025

A segunda sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa Regional decorreu no passado dia 3 de abril, em Aveiro, e voltou a reunir profissionais e especialistas com o objetivo de promover o fortalecimento do setor.

Presente em todas as sessões, a Visapress é um parceiro importante desta iniciativa. O seu responsável, Carlos Eugénio, sublinhou a relevância de descentralizar o conhecimento técnico e levá-lo ao encontro das redações regionais.

“A imprensa regional precisa que as ideias globais, as mais recentes, sejam levadas até ela”.

Segundo Carlos Eugénio, a distância geográfica tem sido um dos grandes obstáculos à atualização contínua das redações locais:

“Normalmente, por definição, a imprensa regional não tem tempo nem disponibilidade para se deslocar a locais longe da sua zona geográfica. Trazer as jornadas mais perto da sua área é de total importância — e percebeu-se isso claramente pelo número de pessoas presentes nas sessões realizadas”

A Visapress, enquanto entidade responsável pela defesa dos direitos de autor em Portugal, reforça o seu compromisso com o setor ao marcar presença ativa neste ciclo de jornadas.

“Falar de direito de autor o mais próximo possível de quem deve protegê-lo e ser remunerado por ele é sempre primordial. Só assim conseguimos continuar a disseminar a real importância do direito de autor na produção de conteúdos de imprensa — que, na era digital, é o que protege os editores e os jornalistas.”

Esta segunda iniciativa confirmou a importância de criar momentos de partilha e atualização técnica diretamente nos territórios onde os media regionais operam, promovendo a capacitação e a sustentabilidade do setor.

Última oportunidade: Jornadas continuam em Braga

A última sessão das Jornadas Técnicas da Imprensa Regional está agendada para o dia 9 de maio, em Braga, oferecendo ainda uma oportunidade única para ouvir especialistas conceituados, partilhar experiências e fortalecer a imprensa local. A Associação Portuguesa de Imprensa convida todos os profissionais do setor a marcar presença e participar ativamente neste movimento de capacitação e valorização da imprensa regional.