“Ferramentas de IA/Melhores práticas” foi o mote da última sessão do curso Digitalização do B-Digital Media que reuniu, no dia 17 de maio, vários jornalistas e profissionais dos media para o término desta formação.
O respetivo bootcamp teve lugar no PCI – Parque de Ciência e Inovação e foi o único momento presencial deste curso de 25 horas focado na transição dos meios de comunicação para as plataformas digitais.
Sob orientação do formador José Moreno e com a participação de especialistas como Bruno Contreiras Mateus e Blandina Costa, o programa incidiu na transformação digital; redefinição de produto; público-alvo (targeting); jornalismo para a comunidade; conteúdos multiplataforma; e ferramentas de IA/melhores práticas.
Esta iniciativa integra o B-Digital Media, promovido em parceria com o AMCC – Aveiro Media Comepetence Center e o CENJOR – Centro Protocolar de Formação para Jornalistas.
Preparar o setor da comunicação para o futuro
A formação prática complementou a componente teórica, proporcionando aos participantes um experiência diferente que contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais no contexto da transformação digital dos media.
Licínia Girão, jornalista, jurista, formadora e ex-presidente da CCPJ, destacou a relevância desta abordagem:
“Participar neste Bootcamp revelou-se uma experiência transformadora pelo desafio e oportunidade de expandir conhecimentos e desenvolver competências práticas essenciais para o mundo digital. A abordagem prática depois da formação teórica permitiu-me aprender, estimular a criatividade e partilhar experiências com profissionais, colegas e aplicar conceitos inovadores em projetos reais.”
Também Paulo César, jornalista do Pombal Jornal, sublinhou a importância de dominar as novas ferramentas tecnológicas sem comprometer os princípios fundamentais do jornalismo:
“Foi uma experiência muito enriquecedora, mostrando uma realidade que está muito próxima de ser dominante nos órgãos de comunicação locais. Ferramentas que vamos ter que começar a dominar de forma a tirar o máximo proveito das novas tecnologias, no entanto, sem descurar o rigor da informação.”