O associado Correio do Ribatejo assinalou o seu centésimo trigésimo terceiro aniversário com uma gala comemorativa, no Teatro Sá da Bandeira, dia 16 de abril, em Santarém, e a Associação Portuguesa de Imprensa esteve lá para a comemoração.
Nesta cerimónia foram homenageadas seis individualidades e três instituições que têm contribuído para o desenvolvimento da região. Conheça-as aqui.
“Somos, no presente, um projeto jornalístico moderno e exigente que tenta superar as imensas tormentas que assolam o oceano que temos cruzado desde a última década do século XIX. Os milhares de páginas que preenchem a nossa história – e que estão digitalmente disponíveis para consulta livre e gratuita por todos os que o desejem! – testemunham as guerras, as pandemias, as catástrofes, os acidentes, as revoluções, as mudanças de regimes políticos, as inovações técnicas, os avanços sociais e tudo o mais que marcou este período de 133 anos“.
Excerto da intervenção de João Paulo Narciso, Diretor do Correio do Ribatejo.
“Encomendámos o trabalho, mas não dispensámos os nossos gráficos…”
A capa da edição especial do Correio do Ribatejo foi gerada pela inteligência artificial cuja indicação foi o cruzamento de três séculos de trabalho desde os compositores tipográficos até à robótica. Um exemplo do complemento do trabalho da IA e do paginador, neste caso.
“Continuamos a achar que nunca antes o papel dos jornais foi tão importante na coesão social, na defesa do sistema democrático, no estímulo à solidariedade e consciencialização dos cidadãos. Por isso, esperamos poder continuar a beneficiar do apoio de todos, entre empresas, empresários, autarquias, anunciantes, leitores e assinantes deste jornal”.