A Associação Portuguesa de Imprensa foi fundada em 1960 como Grémio Nacional de Imprensa Regional, tendo sido transformada, em 1975, em Associação de Imprensa Não-Diária. Quase três décadas depois, em setembro de 2004, adotou a designação de Associação Portuguesa de Imprensa, que perdura até aos dias de hoje.
É a maior e a mais representativa associação do setor dos media em Portugal – reúne os principais editores de jornais e revistas –, e tem como missão a defesa dos seus interesses e a promoção de uma Imprensa livre e pluralista. Para tanto contribui o facto manter um relacionamento institucional privilegiado com inúmeros organismos nacionais e internacionais, sejam eles de ordem política, associativa ou empresarial, e o de contribuir com os seus mais de 60 anos de experiência e conhecimento para as discussões e iniciativas relacionadas com a área de atividade dos seus associados. A atividade da Associação Portuguesa de Imprensa é norteada por uma cultura de excelência, integridade e colaboração, da qual se destaca:
- a realização de iniciativas que, direta ou indiretamente, contribuam para a relevância, valorização e crescimento sustentável da Imprensa e do setor dos media em Portugal;
- a discussão de soluções e estratégias inovadoras para o desenvolvimento e expansão do setor;
- a defesa e representação das empresas associadas junto dos organismos oficiais e profissionais, bem como em atividades de promoção pública;
- a negociação, com organismos oficiais e parceiros institucionais, de legislação para o setor;
- a negociação, com parceiros sindicais, da contratação coletiva dos jornalistas e trabalhadores de imprensa.