Prémios de Jornalismo

Publicada há 5 meses atrás (Terça-feira, 30 de Maio de 2017)

“Farmacêuticos e Sociedade”
A Ordem dos Farmacêuticos, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, acaba de instituir o Prémio de Jornalismo “Farmacêuticos e Sociedade”, que será atribuído já este ano.
Segundo a Bastonária da Ordem, Ana Paula Martins, o objectivo é “promover e reconhecer o interesse e a qualidade de trabalhos jornalísticos no âmbito da Saúde, particularmente dos que descrevem a acção dos farmacêuticos, independentemente dos serviços onde trabalham: farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, laboratórios de análises clínicas, indústria farmacêutica, entidades reguladoras, investigação, ensino, etc.”.
O regulamento do Prémio pode ser consultado em www.ordemfarmaceuticos.pt/premiojornalismo
O prazo para entrega de candidaturas termina no dia 15 de Setembro, e o Prémio deverá ser entregue pelo Presidente da República durante a cerimónia de encerramento do Congresso Nacional dos Farmacêuticos 2017, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa entre os dias 12 e 14 de Outubro.

“Direitos Humanos e Integração”
A Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM) e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) instituíram o Prémio de Jornalismo "Direitos Humanos & Integração” destinado a galardoar os melhores trabalhos jornalísticos focando este tema e que tenham sido publicados ou difundidos, em 2016, em órgãos de comunicação social portugueses.
O Prémio é no valor de 2.500 euros em cada uma das seguintes categorias: Imprensa; Rádio; Meios Audiovisuais; Comunicação Social Regional e Local.
Os candidatos deverão enviar por correio, ou entregar pessoalmente no endereço abaixo indicado, 3 cópias por cada trabalho a concurso, acompanhadas do Formulário de candidatura individual ou do Formulário de candidatura coletiva, consoante o caso aplicável, bem como dos elementos referidos no artigo 9.º do Regulamento :
Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos & Integração”
Comissão Nacional da UNESCO
Ministério dos Negócios Estrangeiros
Largo das Necessidades

1350-215 LISBOA
Telefones: 21 394 66 52 / 21 394 67 05
E-mail: premiodhi@mne.pt
Os pedidos de informação ou esclarecimento sobre o Prémio deverão ser dirigidos a:
Anna Paula Ormeche: anna.ormeche@mne.pt (Tel: 21 394 67 05)
Alexandra Lorena: alorena@sg.pcm.gov.pt (Tel: 21 392 77 62)

Prémio de Jornalismo da Lusofonia

Foi agora instituído o “Prémio de Jornalismo da Lusofonia”, no valor de 10 mil euros, e que resulta de uma parceria entre o Clube Português de Imprensa (CPI) e o Jornal Tribuna de Macau (JTM).
Com periodicidade anual, este Prémio visa distinguir trabalhos que tenham Macau, obrigatoriamente, como tema principal, destinando-se “a jornalistas e à Imprensa de Língua Portuguesa de todo o Mundo, em suporte papel ou digital”.
Os trabalhos concorrentes, publicados em língua portuguesa, devem ser enviados até ao dia 15 de Setembro, para o CPI ou para o JTM.
O Prémio será atribuído por um júri constituído por representantes do CPI, do JTM e por personalidades de reconhecido mérito na área do jornalismo ou que se tenham distinguido na defesa, divulgação ou ensino da Língua Portuguesa no Mundo.
De acordo com os promotores, este Prémio “surge no quadro do desejado aprofundamento de todos os aspectos ligados À Língua Portuguesa, com relevo para a singularidade do posicionamento de Macau no seu papel de Plataforma de ligação entre países de Língua Oficial Portuguesa”.
A iniciativa do Prémio insere-se no quadro das comemorações do 35.º aniversário do JTM, um diário de língua portuguesa que se edita em Macau, e tem a colaboração do CPI, uma instituição com tradições no que respeita a Prémios de Jornalismo.
O Regulamento do Prémio pode ser consultado em
http://www.clubedeimprensa.pt/Artigo/1463