Editors Lab em Lisboa

Publicada há 9 meses atrás (Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016)
http://us3.campaign-archive2.com/?u=9163cb87f87c5fb73d398ba6e&id=96b9dee0a2&e=[UNIQID]

Entre 7 e 8 de outubro, a Global Editors Network (GEN), o Público e a APImprensa, com o apoio da Google News Lab, juntaram alguns dos melhores inovadores no campo da comunicação social no Pixels Camp em Lisboa e desafiaram os participantes a desenvolverem protótipos de jornalismo digital tendo em vista uma maior transparência e responsabilização das promessas e ações dos políticos.
Num esforço para alargar o evento à lusofonia, foram convidados jornalistas de Cabo-Verde, São Tomé e do Brasil. A participação de Geremias Furtado, Djamila Gomes e Jonathas Costa demonstrou a importância e necessidade que o jornalismo digital tem de transpor fronteiras.
A equipa vencedora veio do jornal Expresso (Raquel Albuquerque, jornalista, Inês Bravo, UX designer; e Tiago Simāo, diretor de desenvolvimento) com o seu protótipo Tenho Dito.
O protótipo funcionará com "a agregação de dados recolhidos no arquivo dos debates parlamentares da Assembleia da República e notícias já existentes, juntando tudo, e extraindo as citações dos políticos", explicou Albuquerque. “O objetivo desta ferramenta é contextualizar e também adicionar mais um nível de informação ao mostrar o histórico de uma determinada posição política. Assim, é mais rápido e fácil descobrir se um partido ou um determinado político mudaram de posição ao longo dos anos".
A equipa vencedora vai juntar-se a equipas vencedoras de outros países e participar na quinta Final do Editors Lab Final em Viena, durante a sétima edição anual GEN Summit, que vai decorrer entre 21 e 23 de junho de 2017.