Apoios do Governo à Comunicação Social

Publicada há 1 mês atrás (Sexta-feira, 17 de Abril de 2020)

Acabam de ser divulgados, em conferência de Imprensa realizada esta tarde, os apoios do Estado à Comunicação Social.
O Governo decidiu investir 15 milhões de euros na compra antecipada de publicidade institucional do Estado, a utilizar em campanhas ao longo do corrente ano e de 2021.
Deste montante, 25% (3,75 milhões de euros), são destinados à Imprensa Regional e às rádios locais.
A Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação Portuguesa de Imprensa de Inspiração Cristã congratulam-se com estas medidas. Elas resultam de muitas reuniões e sistemáticos contactos que as Associações têm mantido, desde há muitas semanas e diariamente, com o Governo, designadamente com o Secretário de Estado para Cinema, Audiovisual e Media, numa análise aprofundada das múltiplas dificuldades do sector e das possibilidades de contributos para as minorar.
Os critérios de distribuição das verbas estão praticamente concluídos e a respectiva metedologia vai ser ultimada na próxima semana, de forma a que as verbas desta compra antecipada de espaços possam chegar aos órgãos de comunicação social ainda durante o corrente mês de Abril.
Na conferência de Imprensa participaram a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a Ministra da Cultura, Graça Gonseca, e o Secretário de Estado para Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.
Temos consciência de que esta compra antecipada de espaço não resolve, por si só, todos os graves problemas que o nosso sector neste momento enfrenta.
Mas entendemos que é um passo importante no sentido do reconhecimento, de forma consequente, da importância da Imprensa e do relevante serviço público que ela presta.
Continuaremos a desenvolver o nosso intenso trabalho, em várias frentes, para conseguir outros apoios para a Imprensa.
Conhecemos bem as vossas enormes dificuldades, os grandes sacrifícios que têm vindo a fazer.
Pedimos que não desistam, pois tudo estamos a fazer para que o apreço e a solidariedade não se fiquem pelas palavras, mas antes por medidas concretas, como esta, que façam renascer a esperança.
Com saudações muito cordiais,

João Palmeiro (Presidente da APImprensa)
Paulo Ribeiro (Presidente da AIC)